quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Parlamento de SC instala nova Legislatura e dá posse aos 40 deputados

Posse na ALESC
Os 40 deputados eleitos para a 17ª Legislatura tomaram posse na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (1º), em sessão solene realizada no plenário Osni Régis, às 9 horas. A posse foi prestigiada pelo governador Raimundo Colombo, pelo vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e por diversas autoridades dos três Poderes. 


Coube ao deputado Reno Caramori (PP), parlamentar com maior número de mandatos entre os eleitos, presidir a sessão de posse e instalar a 17ª Legislatura. Ele foi secretariado pelo deputado Altair Guidi (PPS), representando a situação, e pela deputada Ana Paula Lima (PT), da bancada de oposição, conforme prevê o regimento da Casa. 

Após chamada nominal, cada parlamentar firmou o compromisso de cumprir a Constituição e as leis de Santa Catarina e assinou o ato de posse. Falando em nome dos empossados, o deputado Antônio Aguiar (PMDB) enfatizou a responsabilidade que os 40 parlamentares terão de “bem representar os mais de 6 milhões de catarinenses”. Ele afirmou que a Assembleia Legislativa é “a caixa de diálogo da sociedade catarinense, onde todos têm vez”. Aguiar também comentou aspectos da composição do Parlamento, a renovação ocorrida e a posse de quatro mulheres, a maior participação feminina da história do Legislativo Catarinense. 

Entre os desafios imediatos do Parlamento, os deputados elencaram o enfrentamento das adversidades provocadas pelas chuvas das últimas semanas, situação que, segundo Reno Caramori, está exigindo respostas imediatas do Estado. “O Executivo terá todo o apoio do Parlamento para resolver os problemas dos municípios, pois, à parte as diferenças partidárias, todos os deputados têm muito respeito pela população catarinense”. 

Suplentes 
Os três deputados que já foram nomeados secretários de Estado – Valdir Cobalchini (PMDB), secretário da Infraestrutura, Cezar Souza Júnior (DEM), secretário de Turismo, e Serafim Venzon (PSDB), secretário de Assistência Social –, tomaram posse juntamente com os demais deputados e devem licenciar-se até amanhã. Eles abrirão vaga aos três primeiros suplentes da coligação. São eles: Maurício Eskudlark (PSDB), Mauro de Nadal (PMDB) e Dirce Heiderscheidt (PMDB). Já a deputada Ada Faraco de Luca (PMDB) deve assumir nos próximos dias a Secretaria de Justiça e Cidadania, deixando a cadeira para o deputado Edison Andrino (PMDB). (Lisandrea Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário