sábado, 4 de junho de 2011

A fragrância das Flores já nasce aqui

Estufa instalada na secretaria de obras produzirá as flores ornamentais que são utilizadas pela administração pública. (Na foto José Aparecido, diretor do serviços urbanos, e Bejamim Carvalho Silva o jardineiro do município). 
Manter a cidade limpa e organizada já é um dos cartões postais para qualquer balneário, assim como na Gaivota. Mas para encher os olhos de quem passa pelas principais vias do município e nas instituições públicas como os postos de saúde e até mesmo escolas, a administração pública está investindo cada vez mais na questão de adornar a paisagem, o que seria apenas um canteiro central, recebe flores como na Avenida Beira Mar, tornando cada vez mais agradável permanecer caminhando em toda a extensão da Avenida. Não é diferente também no posto de saúde central, com canteiros cuidados e a grama aparada, bem como, sobre a rotatória entre a Rua Imigrantes e Terceira Avenida (Alvim Manoel Cardoso), aonde vem recebendo cuidados e o cultivo de flores durante todo o ano.

A novidade e que neste mês a Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota começa a criar plantas, árvores e hortaliças em uma estufa própria que trará benefícios e redução de gastos para a administração na área de ornamentação da cidade.A estufa tem 300 metros quadrados e estará produzindo flores ornamentais, como: Amor Perfeito, Petúnia, Cravina, Sálvia e Margarida, a exemplo das árvores (mudas) de João Bolão, Leocena, Palmeiras Reais e Fênix. Segundo o jardineiro responsável pela produção das mudas, senhor Bejamim Carvalho Silva, serão produzidas também hortaliças para distribuição nas creches e colégios, incentivando os estudantes ao plantio.
As mudas já estão sendo preparadas com substrato de turfa com calcário e colocadas em bandejas, chegando até 200 mudas cada. Após atingir 10 centímetros  as mudas são mudadas para outro canteiro (solo) e distribuídas em pacotes até atingir 15 centímetros  e em seguida colocada para o plantio. Várias outras árvores nativas serão produzidas na estufa municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário