quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Água com cor gera reclamações

A distribuição de água do município de Balneário Gaivota está sendo feita desde o ano passado pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto). Antes o mesmo serviço era feito pela estatal Casan. O Samae é uma autarquia da prefeitura municipal que tem por diretor Valdeci Santos, ex-chefe de gabinete do prefeito.O Jornal Expresso foi até a sala de diretor administrador para buscar respostas sobre as diversas reclamações que foram feitos junto ao jornal. As reclamações não se deram pela escassez na distribuição, mas pela má qualidade da água onde apresenta uma cor turva “não tem condições de tomar esta água, tem uma cor muito escura” comentou o morador do Jardim Ultramar. Já a moradora da área central disse que não tem coragem de lavar as roupas claras depois que vê a máquina de lavar cheia “quando eu fui colocar as roupas pra lavar me assustei, parecia água direta da lagoa. Nunca tinha visto isto antes” reclamou à moradora.
Em resposta as reclamações Valdeci Santos, disse que isto está acontecendo porque não está sendo feito o processo de decantação inteiro “nós estávamos prontos para começar o ano com tudo em ordem, em vista da situação que a Casan nos entregou a estação de tratamento de água, mas a nossa bomba de sucção principal estragou e tivemos que usas a bomba que estava na lagoa de decantação” explica Valdeci. O diretor do Samae disse que os profissionais da ETA, estão trabalhando 24 horas nesta temporada, onde em média são distribuídos cerca de 700 mil litros “é enchido as duas caixas de água duas vezes ao dia”comentou.
A bomba que queimou deve ser reativada e deve restabelecer os serviços neste final de semana voltando a normalizar o processo de decantação. De acordo com o diretor da Samae a água está
turva porque não está havendo a decantação necessária “estamos pegando a água bruta e tratando com os produtos, mas não há a decantação como é necessária” explicou. Valdeci garantiu que por mais que a água esteja com cor, a população pode tomar que não tem risco nenhum. Mesmo assim, aumentou relativamente a venda de água mineral no município , onde muitos aprenderem que água não pode ter cor, cheiro e nem gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário