quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

E agora quem poderá nos ajudar

Faça sua assinatura por apenas R$5,00 por mês e ajude a manter o Jornal Expresso!



No domingo (09) pela manhã, antes mesmo de os guarda vidas tomarem conta de suas guarnições o sargento Ausenir juntamente
com o tenente Henrique deram a notícia de que haveriam cortes de algumas guarnições “este corte compreende toda Santa Catarina, não é exclusividade de Balneário Gaivota” comentou Tenente Henrique.
O grupo de guarda vidas de Balneário Gaivota está junto desde novembro de 2010 quando começaram os treinamentos. A diária pelo serviço prestado ficou em R$75 diariamente o que renderia aproximadamente 3 mil reais ao mês, mas devido as folgas este valor caiu um terço para trabalhar 12 horas por dia, trabalhando até mesmo sem direito a água durante o expediente, e um local apropriado para as necessidades fisiológicas.

A revelação dos cortes de algumas guarnições deixou tanto os quarenta Guarda Vidas surpresos quanto os banhistas e turistas. Os guarda vidas pois ficaram com uma média muito baixa de trabalho, sendo que a escala ficou na maioria dos casos com 15 dias de serviço, ou em alguns casos ficaram com 1 dia de trabalho com tres de folga. Já para os turistas e banhistas fica a preocupação pois somente a área central está com as guarnições e todas as demais, com exceção das lagoas, tiveram o efetivo retirado.
De acordo com o sargento Ausenir o fato de terem começado a temporada mais cedo pode ter sido o resultado dos cortes “tinhamos uma previsão para começar dia 22 de dezembro, mas com a fatalidade de afogamentos ainda em novembro fez com que começássemos no primeiro dia de dezembro” comentou o sargento. O Tenente Henrique afirmou que este problema está em todos os balneários de Santa Catarina.
O Sargento pediu aos banhistas que procurem tomar banho nas áreas que tem guarnição e que tomem uma atenção maior. Mesmo assim os banhistas das praias mais distantes relatam que é inviável pela distancia das praias que anteriormente era protegida por tais. O exemplo disto é a praia Lagoa Cortada que fica há cerca de 4 km do ponto mais próximo que tem uma guarnição.

Moradores já protestam contra situação
Na sexta-feira passada (14) por pouco que uma adolescente de 13 anos não morreu afogada na Praia Santa Fé. De acordo com as testemunhas, a adolescente estava no mar por volta das 18 horas quando em um determinado instante a correnteza do mar ficou mais forte impossibilitando de voltar para a região que desse pé. A adolescente ficou por mais de 10 minutos a espera de socorro, já que com a nova ordem, a Praia não possui guarda vidas. O socorro só foi feito graças a uma moradora e amiga da família que estava com o celular e ligou para o 190 “nunca trago o celular para beira da praia, mas graças a Deus neste dia eu levei” conta Fernanda. Mesmo ligando para a corporação, o pai de Fernanda se deslocou até a guarita mais próxima que havia guarda vidas, cerca de 2 quilômetros, onde um socorrista já estava vindo em direção a vítima.
A adolescente revelou que se demorassem mais alguns minutos ela não iria suporta o cansaço, já que ela estava se esforçando para ficar boiando.  Os moradores da comunidade ainda comentaram que é inaceitável ter que se direcionar a área central para tomar banho, onde devem ficar distantes de suas residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário