quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A importância do Pré Natal


Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. São nove meses de preparo para o nascimento do bebê. É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. Em Balneário Gaivota a secretária de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS) promove o controle do programa das gestantes com as enfermeiras Rosana Porto Matias, a Eluana Generoso Tavares e o médico ginecologista e obstetra Dr.Ronaldo Urdangarin.
Com o pré-natal as gestantes têm um acompanhamento de todas as etapas de sua gestação, com direito aos exames médicos que identificam e reduzem muitos problemas de saúde que costumam a atingir as mães e os bebês. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. De acordo com Rosana Matias, o ideal seria que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, onde os primeiros exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecções e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a sífilis e a própria AIDS “são problemas que podem ser controlados com e quanto mais cedo melhor, pois são alguns destes que causam o parto precoce, o aborto e até trazer riscos mais sérios para a mãe ou para o bebê” comenta Rosana.

De acordo com a enfermeira do município de Balneário Gaivota, há uma média de 70 pré-natais realizados todos os meses onde todas as mães recebem os mesmos cuidados e o atendimento gratuito “é fornecido até mesmo exame que identifica se a mulher está grávida dentre todos os outros que são necessários em no período de gestação”. Com o acompanhamento e os exames em dia, as gestantes ficam mais seguras, pois tem começam a ter conhecimento sobre o que está acontecendo com o corpo e com a saúde do bebê. O pré-natal é feito todas as terças-feiras no posto de saúde central do balneário. Para entrar no programa basta trazer o exame que comprove a gravidez e apresentar juntamente com a identidade, carteira do PSF (Programa Saúde da Família) que a gestante já sai com a caderneta de acompanhamento, com as requisições dos exames e uma data de retorno da 1ª consulta.
Além do pré-natal, no município é realizada uma parceria entre a secretaria da saúde com o CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) onde é desenvolvidas reuniões e cursos para as gestantes onde recebem informações sobre cuidados necessários para uma gravidez saudável “passamos informações como manter uma alimentação saudável, de praticar exercícios físicos regulares e também explicamos sobre o alcoolismo e o tabagismo” explica a enfermeira que acompanha o trabalho das gestantes. Segundo Rosana, os encontros com as gestantes no departamento social devem recomeçar no mês de março com o mesmo seguimento onde as mães trocam experiências, compartilham as duvidas e dificuldades uma com as outras na presença das enfermeiras.
Outros cuidados com a saúde da mulher são tomados na Secretaria de Saúde que busca ter um acompanhamento que garantem uma saúde ainda melhor, é o caso dos preventivos que devem ter realizados anualmente quando não há nenhum problema detectado ou retornar conforme solicitação do médico “é importe salientar que preventivo não tem idade pra começar e sim tem que ser feito depois que a mulher começa a ter uma relação” lembra Rosane para que jovens procurem também o exame para mais tarde não forem pegas de surpresa com alguma irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário