sábado, 4 de junho de 2011

A importância de registrar o Boletim de Ocorrência

Sargento da PM de Balneário Gaivota, Alexandre de Luca
O CONSEG juntamente com a Polícia Militar e Civil de Balneário Gaivota alertam a importância do registro de Boletim de Ocorrência. É através dele que se avalia todas as informações policiais em um contexto para identificar e pontuar os locais, dias e horários em que acontecem crimes e facilita para distribuir o policiamento. Desta forma comunicar um fato criminoso à policia ajuda a combater a criminalidade, sendo que as estatísticas são mais corretas e os organismos policiais podem cobrar por mais contingente diante dos fatos delituosos.

Seja por medo, vergonha ou até mesmo falta de conhecimento sobre os procedimentos, muitas vítimas de ações criminosas não comunicam os fatos às polícias, dificultando assim a construção de indicadores estatísticos representativos, reais e confiáveis. Ainda é normal em Balneário Gaivota não ser registrado um boletim de ocorrência mesmo sendo furtado algo de sua residência.
Além de ser atacada em suas raízes, a violência precisa ser monitorada pelas instituições policiais, o que exige a participação da população na notificação dos crimes. Essa é a intenção da PM ao solicitar que as pessoas não deixem de registrar o Boletim de Ocorrência (BO) quando forem vítimas de qualquer crime.
Quanto mais próximos os números registrados estiverem da realidade, melhor será o diagnóstico dos problemas e os projetos de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário