domingo, 3 de julho de 2011

Tradição revitalizada no Corpus Cristh


A quadra da Igreja Nossa Senhora do Parto ficou ainda mais charmosa na quinta-feira, 23, dia de Corpus Christi. Lindos tapetes contornaram a quadra que onde fica a igreja entre as ruas 5 e 6 que recebeu centenas de pessoas neste final de semana, todos foram contemplados, admirados e elogiados pelos fiéis que ficaram encantados com a arte exposta nas ruas de Balneário Gaivota.
Neste ano de 2011, os tapetes de Corpus Christi foram espalhados completando cerca de 500 metros, e todos os moradores puderam participar da confecção dos quadros litúrgicos. Com serragem colorida, café, sal grosso e areia, os participantes começaram cedo desenhando no chão o tapete com temas religiosos.
Uma moradora da cidade ficou admirada com a arte exposta em cada tapete. E, por saber da tradição da montagem dos tapetes e depois exposição dos mesmos, decidiu visitar a missa das 15 horas na igreja.
 “Estou achando muito lindo. Além de me sentir bem na cidade. Acredito que a exposição dos tapetes é maravilhosa, porque realça a história e ainda reúne famílias e valores já perdidos na sociedade. Além de proporcionar amor ao coração das pessoas, embora quem confecciona não seja reconhecido, na minha opinião, eles deveriam serem recompensados pelo trabalho árduo que executaram ”, opinou.
Para uma criança que estava no auxilio da confecção dos tapetes, foi uma desilusão ao saber que ao final do dia os tapetes seriam retirados “nossa rua ia ser muito mais bonita se deixássemos os tapetes aqui para sempre” comentou a pequene.
Centenas de fiéis foram conferir os tapete com temas litúrgicos que enfeitaram as ruas centrais das cidades, após ser aberto ao público, uma missa foi realizada com a presença dos fiéis e na sequência a procissão onde o Santíssimo Sacramento passa sobre o tapete.
A festa de Corpus Christi, introduzida no Brasil pelos portugueses e que é uma tradição em várias partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário