quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pecuaristas recebem palestra sobre o setor



Uma palestra organizada pela empresa Plantar, através de Alexander Garcia, o Biga. Contou com a participação dos pecuaristas da região, mas cerca de 80% foram os moradores de Balneário Gaivota que vivem e investem no setor que só tende a crescer. Ainda com a participação e a palestra de Wilmar Kruger.
Foi abordado que a evolução dos estudos genéticos tem auxiliado muito os produtores rurais a escolherem bovinos de qualidade e que estejam mais propensos a alcançar maiores produtividades. Mas existem diversos outros fatores que podem interferir nesses resultados. Na produção de gado leiteiro, por exemplo, cuidados com higiene e nutrição são fundamentais e devem estar aliados à
genética para se chegar a altas produtividades. Segundo Alexandre Garcia, um dos palestrantes, atualmente na região, para se alcançar alta produtividade, é preciso buscar a tecnologia genética que está à disposição do produtor e criador. Fazendo menção ao trabalho realizado pela veterinária de Balneário Gaivota, Beatriz Buzanela que a prefeitura de Balneário Gaivota que começou a realizar um projeto de distribuição gratuita de sêmem bovino para aumentar ainda mais o futuro do setor pecuarista no município.
Para os criadores de gado, nada mais justo que o manejo, nutrição, meio e condições, tanto físicas como de mão-de-obra, para se trabalhar e ter alta produtividade. Um ponto a mais é a vaca geneticamente melhor, que está entrando com esse material para fazer com que todas essas outras engrenagens manifestem o potencial do indivíduo em relação à produtividade de leite — afirma Biga.
 De acordo com os palestrantes o manejo é tão importante quanto a genética. Isso porque, de acordo com ele, a boa genética só será manifestada se o produtor der condições para que ela se manifeste através do bom manejo.
 Esse cuidado começa desde o nascimento da bezerra. Uma bezerra bem desenvolvida, que teve sua nutrição e seu crescimento dentro do esperado da raça, terá mais probabilidade de chegar ao potencial genético que tem. Primeiro, deve ser feito um bom parto com todos os cuidado. Depois disso, vem a nutrição e um bom balanceamento da alimentação dessa vaca, prevenindo qualquer tipo de acidose metabólica ou algum tipo de disfunção que possa levar essa vaca a uma produção muito exagerada — orienta Wilmar.
 Além disso, o proprietário chama atenção para uma boa instalação e uma ordenha equilibrada, evitando assim qualquer tipo de dano físico ao animal. Já quando o assunto é a ordenha, os proprietários devem contar que um dos principais cuidados é com a limpeza.
O setor tende muito a crescer, mas somente irão se destacar os produtores que investirem em simples atitudes, mas que condizem com a realidade e com a necessidade do consumidor que cada vez mais procura adquirir produtos com mais qualidade e garantias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário