sábado, 3 de dezembro de 2011

Sec. de Saúde de Balneário Gaivota participa da capacitação de profissionais em vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde realiza esta semana na Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá o treinamento em vacinação de BCG (Bacillus Calmette-Guérin ou vacina contra a tuberculose) e teste tuberculínico (PPD) de profissionais que atuam em sala de vacina dos Postos Municipais de Saúde.
A aula teórica foi realizada nesta segunda-feira (28) no auditório da SDR Araranguá e as aulas práticas ocorrerão durante a semana – nesta terça-feira (29) no Presídio Regional de Araranguá, onde será feito o teste tuberculínico e no restante da semana (30, 1º e 02) na Unidade de Saúde Bom Pastor, no Hospital Regional de Araranguá e na Secretaria de Saúde de Sombrio.
O treinamento está sendo ministrado pela enfermeira do Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Rose Deitos Prochnow, aos profissionais dos Municípios de Jacinto Machado, Maracajá e de Balneário Gaivota quem participou foi a funcionária da secretaria de saúde , Salete Rosi dos Santos.
A gerente Regional de Saúde da SDR Araranguá, Patricia Gomes Jones Paladini, e o responsável pelo setor de imunização da SDR, Nilo Humberto de Souza, explicam que o treinamento é importante porque há poucos profissionais capacitados na aplicação da BCG e do PPD.  
A vacina BCG está no calendário de vacinação da rede pública de saúde da criança e a imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves. É oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única. Após aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça e uma pequena lesão avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz. E o teste PPD é utilizado como método auxiliar no diagnóstico da tuberculose. A tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões, sendo que a melhor maneira de prevenção é através da vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário